Dicas para afinar seu cavaquinho

Tem dúvidas de como afinar o seu cavaquinho? Não sabe qual é o melhor método para utilizar? Então a boa notícia é que você está no lugar certo.

Este artigo foi criado exatamente para te dar algumas dicas importantes de como afinar o seu cavaquinho, além de mostrar como fazer isso usando diferentes métodos como, por exemplo, online, por ouvido ou manual.

Para já adiantar um pouco o assunto, é válido ressaltar que um dos melhores métodos para usar durante a afinação do cavaquinho é o de ouvido, uma vez que dessa forma é possível se familiarizar com o som da corda afinada.

E, com isso, caso em algum momento não tiver um afinador disponível, será possível afinar o instrumento apenas pelo ouvido, já que você saberá ao certo se a corda precisa ser afrouxada ou apertada.

No entanto, é claro que isso vai de cada um, certo? Essa é apenas uma dica. O importante é que ao longo do conteúdo você vai aprender a como fazer a afinação de diferentes formas.

Sendo assim, depois fica a sua escolha o processo que vai escolher. Teste todos os métodos e veja qual deles foi mais fácil.

O ideal, na verdade, é dedicar um tempo ao seu cavaquinho para poder conhecê-lo melhor, certo? Assim, com certeza o processo de afinação ficará muito mais simples. Tenha uma boa leitura.

Importância da afinação

Para começar, nada melhor do que falar um pouco da importância de saber afinar o seu instrumento antes de qualquer coisa.

Afinal de contas, é comum que muitas pessoas afinem seus instrumentos apenas por afinar e, na verdade, não entendam a real importância desse procedimento.

Como você já deve saber, a primeira coisa a ser feita ao pegar praticamente qualquer instrumento é a afinação, certo?

E isso com certeza não é diferente no caso do cavaquinho: antes de tocá-lo é necessário saber ao certo se ele está realmente afinado ou não. Caso contrário, o som não vai sair conforme o esperado.

Sendo assim, para fazer essa afinação é necessário ter em mãos um afinador ou usar apenas o ouvido mesmo. Para quem está apenas começando, no entanto, o ideal é usar o afinador. Depois de um tempo, já será possível fazer isso apenas com o ouvido, mas de qualquer forma é necessário ter prática. Então tentar isso logo nas primeiras vezes pode não dar muito certo.

Mas, o que é a afinação ao certo? Para ficar mais claro esse conceito, vamos utilizar um exemplo prático para fazer uma experiência sonora bem rápida. Pegue três copos iguais e encha cada um deles com uma quantia diferente de água.

Fez isso? Então suponha – apenas uma suposição mesmo – que o primeiro seja a nota ré, o segundo a dó e o terceiro a mi. Pegue uma colher e toque cada um dos copos. Cada um terá um som diferente, não é mesmo? Isso porque a água acabou interferindo no som.

Dessa forma, se você quisesse produzir mais uma nota ré, por exemplo, precisaria encher mais um copo com exatamente a mesma quantidade de água que o primeiro copo mencionado anteriormente.

De forma técnica, seria necessário afinar esse quarto copo até que ele conseguisse chegar no mesmo som do primeiro.

Esse, portanto, é o conceito básico do processo de afinação de um instrumento, inclusive do cavaquinho.

Agora, depois de entender um pouco mais sobre a afinação, finalmente chegou a hora de conferir alguns métodos para afinar seu cavaquinho.

Afinador online de cavaquinho

Um dos métodos que mais pede atenção da pessoa que está afinando, é possível afinar seu cavaquinho online. É isso mesmo.

Para fazer isso, basta entrar nesse site. Feito isso, vai perceber que aparecerá um afinador na tela, sendo assim, é necessário colocar na opção “ouvido” para que seja possível ouvir o som da corda do afinador e, consequentemente, ir mudando aquela corda no instrumento.

Existe também a opção “microfone”, na qual você toca a corda do cavaquinho e o afinador vai mostrar se é necessário, por exemplo afrouxar ela ou não.

Dessa forma, dá para escolher a opção que preferir. De qualquer forma, pode-se dizer que a opção “ouvido” é melhor, uma vez que vai te ajudar a criar um hábito de afinar apenas ouvindo.

Você pode se interessar por: Curso de Cavaquinho Online

Aplicativo para celular

Sim, hoje em dia existem até mesmo diversos aplicativos para celular que são capazes de ajudar na afinação do seu cavaquinho.

Vá na loja do seu smartphone e procure por “afinador de cavaquinho”. Com certeza vai aparecer uma quantidade realmente grande de opções.

E nesse caso não existe segredo nenhum. É só baixar uns quatro, por exemplo, e ir testando para ver qual é melhor. O próprio aplicativo já vai mostrar como usá-lo ao certo, pode ficar tranquilo.

Na maioria das vezes, o aplicativo vai pedir para que alguma corda do cavaquinho seja tocada e ele indicará se é necessário afiná-la ou não.

Caso esteja desafinada, o app vai indicar se é preciso apertar ou afrouxar a corda. É realmente muito simples e prático. Qualquer pessoa que estiver começando agora no mundo da afinação consegue.

Afinar pelo ouvido

Por fim, a última forma de afinar seu cavaquinho é pelo ouvido. Como já mencionado antes, essa é uma técnica que requer mais experiência e, por isso, é mais indicada para as pessoas que já estão mais acostumadas com a afinação.

Se você for um iniciante, o método online pelo ouvido é uma das melhores alternativas.

Nesse método de ouvido, é necessário começar a afinação do cavaquinho pela quarta corda. Para isso, vá aumentando a tensão dela até uma determinada altura, de forma que considere ela afinada. E assim por diante.

É um processo um pouco mais complicado, é claro. Mas, com certeza com o passar do tempo ele se tornará muito mais simples.

É possível até mesmo ver alguns vídeos de como fazer isso para já ir se acostumando. Afinal, nunca é demais aprender, não é mesmo?

Gostou dessas dicas de como afinar seu cavaquinho? Tem mais alguma que não foi mencionada aqui? Então deixe nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *