Aula de Cavaquinho

Cavaquinhos para iniciantes

Você quer aprender a tocar cavaquinho e curtir suas músicas preferidas com seus amigos? Então você está no lugar certo. Neste site nós vamos apresentar dicas poderosas e recomendações indispensáveis para quem está começando a se aventurar no fantástico mundo do cavaco.

Quem já tentou aprender a tocar cavaquinho sozinho sabe muito bem como funcionam todas as etapas desse processo. Na grande maioria dos casos, as pessoas começam empolgadas e acabam se sentindo fracassadas por não conseguir tocar nenhuma música completa.

Nesta cronologia apresentada abaixo, a gente apresenta os 10 passos do aprendiz de cavaquinho que quer tocar o instrumento mas não consegue colocar o seu desejo em prática.  Será que isso também não aconteceu com você?

1. Você ouve diversas músicas todos os dias, assiste a vídeos de seus artistas preferidos, vai a shows e vê seus amigos tocando.

2. Você passa a se interessar pelo cavaquinho e decide aprender o instrumento para tocar suas músicas preferidas.

3. Você gasta suas economias para comprar um cavaco.

4. Com o instrumento nas mãos, você começa a aprender sem a ajuda de um professor.

5. Você então começa a utilizar o material disponível na internet para começar a tocar.

6. Você tenta começar pelas músicas que mais gosta, mas percebe que elas estão muitos níveis acima do seu conhecimento.

7. Você decide voltar alguns passos e escolhe músicas mais simples.

8. Você começa a tocar algumas partes isoladas e volta a se sentir empolgado.

9. Depois de tocar bastante a mesma parte de uma música, você não sente nenhuma evolução e começa a praticar cada vez menos.

10. Após todas essas etapas, você desiste de aprender e decide largar o instrumento. E o pior: fica com a sensação de que só perdeu tempo e dinheiro.

Você se identificou com pelo menos um elemento dessa história? Não se preocupe. Essas são algumas características naturais de todos que tentam começar a tocar o cavaco sem o auxílio necessário.

Você pode ter muita vontade de aprender, mas o direcionamento de um especialista é fundamental para o seu desenvolvimento.

Seguindo nossas sugestões você poderá se preparar da forma mais adequada e terá grandes chances de obter sucesso no seu objetivo.

Vamos começar nossa primeira aula de cavaquinho para iniciantes?

Assim como acontece com os outros instrumentos, tocar cavaquinho exige que você se concentre bastante no aprendizado e cultive uma rotina de treinamentos para aprimorar suas técnicas e assim conseguir mais naturalidade na hora de montar os acordes cavaquinho, conseguir cantar enquanto faz a batida de cavaquinho entre outras técnicas.

Praticar os exercícios é importante, mas aprender a teoria do cavaco é fundamental para a sua evolução. A partir de agora vamos mostrar os conceitos básicos do instrumento para você começar do jeito certo.

Conceitos básicos

Para quem está dando os primeiros passos nas aulas de cavaquinho, é essencial conhecer os seus principais conceitos.

O cavaco é reconhecidamente um instrumento para proporcionar uma base sólida e dar um ritmo bem marcado às musicas.

Com o seu timbre característico, ele é o grande responsável por dar alma e brilho às canções. Todos concordamos que é sempre bom ouvir o cavaquinho evoluindo em uma roda de samba ou em números clássicos do choro.

Conheça o cavaquinho

Você conhece as peças que compõem um cavaquinho? Nesta figura abaixo, é possível observar todas as partes necessárias para formar o instrumento completo. Você já deve ter ouvido falar em algumas delas, mas é sempre bom conhecer o cavaco por inteiro.

  • Cabeça
  • Tarraxas
  • Pestana
  • Braço
  • Casas
  • Trastes
  • Cordas
  • Corpo
  • Tampo
  • Boca
  • Mosaico
  • Rastilho
  • Cavalete

Partes do Cavaco

O cavaquinho mais conhecido do público em geral e o mais tocado pelos músicos é o de 4 cordas. Porém, você também pode encontrar modelos de 5, 6 e 8 cordas. Como o nosso foco é apresentar o instrumento para quem está começando, vamos mostrar a disposição do cavaco tradicional de 4 cordas.

Cordas do cavaquinho

O cavaquinho mais conhecido do público em geral e o mais utilizado pelos músicos é o de 4 cordas. Porém, você também pode encontrar modelos de 5, 6 e 8 cordas. Como o nosso foco é apresentar o instrumento para quem está começando, vamos mostrar a disposição do cavaco tradicional de 4 cordas.

As cordas de um cavaquinho devem ser contadas de baixo para cima. Sendo assim, a posição fica da seguinte maneira:

  • Corda 1 – Ré
  • Corda 2 – Si
  • Corda 3 – Sol
  • Corda 4 – Ré

Afinação do cavaquinho

Você deve evitar ao máximo tocar o seu cavaquinho desafinado. Principalmente nas primeiras etapas do aprendizado, você precisa manter o seu instrumento sempre afinado para ser acostumar ao som das cordas. Praticar sem afinar pode atrapalhar muito os seus estudos.

Quem está começando agora deve uma alternativa viável para manter o seu cavaco na afinação correta. Aqui vão nossas dicas:

  • Afinador eletrônico – os afinadores eletrônicos são baratos e fáceis de usar. Eles são uma ótima opção para iniciantes.
  • Ajuda profissional – peça a um músico ou a um professor para afinar o seu cavaquinho. Se possível, pegue algumas dicas para que você possa ajustar sozinho nas próximas vezes.

Notas de cavaquinho

As notas de cavaco são:

  • Do
  • Mi
  • Sol
  • Si

As notas do cavaquinho são usadas para montar os diversos acordes que existem.

Acordes de Cavaquinho

Os acordes são o conjunto de notas do cavaquinho. Os acordes naturais possuem a seguinte nomenclatura:

  • C = Dó
  • D = Ré
  • E = Mi
  • F = Fá
  • G = Sol
  • A = Lá
  • B = Si

Além disso, os acordes para cavaquinho (e também outros instrumentos) são divididos entre as essas classificações que mostraremos abaixo, também conhecidas como acidentes musicais:

  1. Acordes maiores naturais
  2. Acordes menores (m)
  3. Acordes com sétima (7)
  4. Acordes sustenidos (#)
  5. Acorde em bemol (b)

Melhores cavaquinhos para iniciantes

Você certamente tem dúvidas sobre qual cavaquinho vai comprar para começar a praticar na sua aula de cavaquinho para iniciante. Antes de iniciar a sua pesquisa, o mais importante de tudo é saber quanto você pode investir no instrumento.

Essa deve ser a primeira pergunta que o vendedor da loja deverá fazer. É possível encontrar exemplares muito bons das marcas Rozini e Giannini por até R$ 400.

Você pode procurar um cavaco de nível intermediário nessa faixa de preço, pois ele será perfeito para o seu aprendizado.

Depois de definir o valor que você pretende gastar, é hora de escolher o modelo do seu cavaquinho. Tome bastante cuidado para não ser levado apenas pela aparência.

Existem muitos instrumentos que possuem um belo acabamento, mas são feitos com madeiras de segunda linha. Por isso, é muito importante informar-se com o vendedor sobre o madeiramento utilizado na confecção.

A madeira é o elemento que dá vida ao cavaquinho e influencia totalmente na qualidade do som. Portanto, ao fazer sua compra, procure escolher um cavaco feito com Jacarandá, Imbuia, Maple, entre outras. Invista em um cavaquinho de qualidade, pois você certamente vai deixar suas aulas de cavaquinho para iniciante para trás e começar a colocar em prática as muitas técnicas que ainda estão por vir.

 

Principais erros do aprendiz de cavaquinho

Depois dos 10 passos que levam o aprendiz de cavaquinho a desistir de tocar o instrumento, a gente mostra os 5 erros fatais que têm um alto poder de desestimular qualquer pessoa no aprendizado do cavaco.

  • Erro 1 – Comprar o cavaquinho e querer aprender as músicas rapidamente

Antes de começar a praticar, você deve conhecer a teoria do instrumento. Pular etapas pode comprometer seu aprendizado e fazer você desistir.

  • Erro 2 – Não saber como estudar

Começar errado é um dos principais fatores que te levam a desistir. Você não sabe o que fazer para praticar e não evolui. É nesse momento que você sente a falta de um profissional para te conduzir da maneira correta.

  • Erro 3 – Postura errada

Às vezes você nem percebe, mas está tocando o cavaquinho do jeito errado. Posicionar as mãos e os dedos corretamente faz toda a diferença na hora de tocar o acorde. Esse é mais um aspecto que pode ser corrigido com a ajuda de um professor.

  • Erro 4 – Tocar com o cavaquinho desafinado

Outro erro que você pode cometer sem saber é tocar com o cavaquinho desafinado. Essa falha também pode comprometer totalmente os seus estudos, pois você não conseguirá se acostumar com os sons corretos dos acordes.

  • Erro 5 – Praticar pouco

A prática leva ao aperfeiçoamento. Mas para melhorar suas técnicas, você deve praticar todos os exercícios, do mais básico ao mais desafiador. Somente assim você conseguirá desenvolver o seu aprendizado de um modo mais eficiente.

Se você cometeu ou ainda comete alguns desses erros, não precisa se desesperar. Você ainda tem todas as chances para reverter essa situação e se tornar um excelente instrumentista.

O que falta para você e para milhares de outras pessoas é somente um aspecto: o acompanhamento de um professor para você evoluir corretamente.

Você pode pensar de maneira imediatista e consultar a enorme quantidade de tutoriais do YouTube, mas fazer um bom curso de cavaquinho é indispensável para a formação de grandes músicos.

Como desenvolver o aprendizado

Agora que você conheceu os principais conceitos do cavaquinho, fica a pergunta: qual é o melhor caminho para aprender cavaquinho? Sem dúvidas, a opção mais adequada para começar é com o acompanhamento de um profissional experiente que domina todas as técnicas do instrumento e, o mais importante, que sabe como transmitir seus conhecimentos para o aluno quando o mesmo procurar por aula de cavaco para começar seus estudos.

Que tal ter aulas de cavaquinho online SEM SAIR DE CASA?

Pensando em oferecer o seu conhecimento para um número de pessoas cada vez maior, o Xodó preparou o curso de cavaquinho online Como Tocar Cavaquinho 3.0.

Neste treinamento, ele ensina os métodos mais eficazes para você evoluir da maneira correta e dominar as técnicas do instrumento.

Além das principais habilidades, o Alexandre apresenta dicas e vários materiais complementares para você tocar o cavaco de uma maneira muito mais fácil e segura.

Quer saber como funcionam as aulas? Se você é iniciante e deseja tocar como os grandes instrumentistas, não deixe de conferir.

 

Aula de Cavaquinho
4.5 (90%) 4 votes